
DOBERMANN DI AMABILE
Uma das perguntas mais freqüentes, é sobre a cor do Dobermann.
A ciência explica que na raça existem dois conjuntos de genes que produzem as quatro cores do Dobermann.
Um conjunto determina se o cão vai ser preto ou marrom. Permitidas pelo padrão da raça.
O outro conjunto determina se o cão será diluído ou não diluído, (conjunto de diluição). Um exemplar azul é a diluição do preto e um exemplar Izabella é a diluição do marrom.Não permitido pelo padrão da raça.
O conjunto de cores é composta por um único par de "recessivos simples." O filhote recebe um da "mãe", um do "pai" no momento da concepção. O gene preto é o gene dominante, designado por um "B" maiúsculo, e o marrom é recessivo denominado "b" minúsculo. Note que letras maiúsculas são usadas para o gene dominante, e letras minúsculas para o recessivo. Simples: significa recessivo que se você tem mesmo um gene dominante (B), que o gene irá determinar a cor. Não há nenhuma maneira de dizer se um preto carrega o recessivo (Bb) olhando para o cão. Em outras palavras, você deve ter uma combinação bb (dois recessivos) para ter a cor preto ou marrom.
![]() Dobermann as 4 cores | ![]() Dobermann as 4 cores |
---|---|
![]() Dobermann Isabela | ![]() Dobermann Azul |
![]() Dobermann preto | ![]() Phanta Vom Blitzkrieger |
As cores do Dobermann
Agora diluição, meu tema favorito!
Os genes de diluição são um conjunto de genes recessivos. Eles são designados "D" para o não diluído dominante e "d" para o gene recessivo diluído. Os genes de diluição estão localizados separadamente dos genes da cor. Tal como acontece com um preto que carrega marrom, não há nenhuma maneira de determinar se um Dobermann carrega diluição a partir da observação simples.
Um cão preto deve ser:
# 1 BBDD
# 2 BBDd
# 3 BbDD, ou
# 4 BbDd.
A azul pode ser:
# 5 BBdd, ou
# 6 Bbdd (Storm).
Um marrom pode ser:
# 7 bbDD ou
# 8 bbDd.
A Izabella só pode ser:
# 9 bbdd.
Se você souber qual o tipo do pai e da mãe são, você pode usar este gráfico para prever as probabilidades de as cores dos filhotes. Você também pode usar o gráfico em outra direção, para dizer qual o tipo do pai e da mãe deve ser de olhar para os filhotes. Por exemplo, se você tiver uma ninhada que produz blues ou crias, agora você sabe que ambos os "pais" tem diluição. Se você tiver dois negros que produzem vinhos tintos, você já sabe que ambos os "pais" carregam o gene recessivo marrom.
Veja a tabela de herança de cor no Dobermann:
http://dpca.org/breed/breed_color.htm